domingo, 30 de agosto de 2009

Carissímos Pais.

Nestas 2 semanas de Agosto estão sendo realizadas reuniões com os pais e responsáveis dos alunos. Tanto tempo assim, se deve ao fato das reuniões estarem sendo realizadas por turmas, individualmente, assim, podemos também dispor da participação dos professores, o que demonstra a preocupação, de nossa equipe técnica com nossos alunos, além de tembém trazer os pais para serem nossos aliados, de fato, no processo ensino-aprendizagem. Esperamos colher bons resultados. afinal a Educação não se restringe apenas dentro do muro das escolas,

Olha que interessante este texto.

A educação escolar nunca poderá substituir a família. Pois, é na família que se inicia a construção dos reais valores de um ser, tais como: moral, étnico, religioso, cívico etc. A escola não dispõe dos meios que a família possui para agir sobre a criança e o jovem. Por isso, não podemos negar a necessidade de melhorar as relações no convívio familiar, obtendo com isso, melhores resultados no aprendizado de valores. A primeira idéia que a criança faz de Deus, as primeiras noções que recebem sobre o domínio de si mesma, de obediência, de generosidade, de verdade, são determinadas pelas relações com os pais. É em casa que se aprende a respeitar, ter disciplina e ser responsável.“Guardem sempre no coração as leis que lhes estou dando hoje e não deixem de ensiná-las aos seus filhos. Repitam essas leis em casa e fora de casa, quando se deitarem e quando se levantarem” .(Dt 06:06 e 07 – Bíblia na Linguagem de hoje). Mais do que outra coisa, nossos filhos devem aprender quatro fundamentos essências que são: amor, respeito, obediência, e sinceridade, e nós como pais devemos tê-los incorporado em tudo que fizermos. Educar um filho não consiste unicamente em enviá-lo, regularmente, à escola e querer que passe de ano. É preciso que juntamente com os conhecimentos teóricos, desenvolva hábitos que a família já se encarregou de iniciar, ou seja: responsabilidade, disciplina e senso prático.Educar é uma tarefa conjunta de pais e escola. O incentivo e a ajuda na hora de executar os deveres de casa e realizar trabalhos ou pesquisas escolares também tornaram o aprendizado mais produtivo e acabam por unir ainda mais filhos e pais. Quando os pais acompanham sistematicamente os deveres de casa e acompanham mais de perto o desempenho escolar de seus filhos, o rendimento escolar é muito maior, certamente. Apesar das pesadas responsabilidades impostas aos pais em relação a educação, eles não devem desistir de ministrarem aos filhos princípios morais e intelectuais na reconquista de valores permanentes. A felicidade da criança não depende de um simples conforto material, depende muito mais de uma atmosfera afetiva do lar. O caráter dos filhos não forma com que vêem ou ouvem. A força do exemplo é muito maior do que o ensinamento,pois eles ficarão marcados pela maneira que foram vivenciadas. Assim, ele poderá tornar-se um adulto responsável, seguro e garantir seu sucesso profissional e pessoal. Com isso, concluímos que, mesmo uma educação feita em lares sólidos, não se pode dispensar a vigilância permanente da família.
Créditos: blog Contribuindo com a educação.

AS VEZES AS IMAGENS ENSINAM MAIS DO QUE MIL PALAVRAS.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

ACONTECENDO NO RENATO


Virginia e Lene
Este mês de agosto, a Escola Renato P Conduru, está realizando uma série de reunião com os professores, pais e responsáveis por nosso alunado. A reunião está acontecendo, com as turmas da manhã, série por série, das 8 horas até as 11 horas ou até quando houver assunto, objetivando não só, levar noticia dos filhos e seu comportamento dentro do processo ensino-aprendizagem como também, ouvir a fala dos pais.
Participei de uma dessas reuniões, da turma 6RM02, e só me resta parabenizar nossa orientadora Lene, e nossa vice diretora Virginia, pelo excelente comando nas reuniões. Cada participante teve liberdade de falar, expor sua opinião, comentar o que estava sendo discutido, tirar dúvidas e receber informações variadas.
Algumas frases serviram como incentivo para inicio da conversação, me lembro de 2 delas: “É mais fácil construir um menino do que consertar um homem”.(Charles Chick Govin) “…o mundo que nós vamos deixar para os nossos filhos depende muito do tipo de filho que nós vamos deixar para o mundo…”Mário Sérgio Cortella. A parti das frases, iniciou o debate, onde os pais se manifestaram espontaneamente, colocando sua interpretação. Foi muito proveitoso. Além de tudo, puderam, ao final do encontro, conversar com os professores de cada disciplina, ressaltando que a ausência de alguns professores se deu, em motivo de que, os mesmos não trabalham na escola neste dia, mas, foram passadas as notas e esclarecido as dúvidas dos responsáveis que comparecerem ao evento. Estavam presente os professores: Elivete (Matetmática); Celso (História); Ribamar (Inglês); Alayse (Religião); Valcicléia (Ciências); Carlos André (Est> Amazônicos)
Parabenizo, não só a iniciativa como também a freqüência dos pais e responsáveis, que foi acima do esperado, mostrando que o interesse e a integração entre escola e comunidade dá indícios de bons resultados.
Vejam algumas fotos do evento.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

DIA DO ESTUDANTE

Hoje, em comemoração a esta data, preparamos em nossa escola, alguns ambiente para confraternização entre todos de nossa comunidade: Palestra sobre a gripe suína; filmes e jogos além de uma refeição especial.
Vejam as fotos.




domingo, 9 de agosto de 2009

HOMENAGEM AOS PAIS

Uma pequena homenagem que preparamos nesta sexta feira, com um café da manhã, surpresa, para os pais que se encontravam neste dia, em nossa escola. Apesar de dizerem que as mães são as previlegiadas, os pais também são muito amados e queridos por seus filhos, temos certeza que são reconhecidos. Veja como foi a festança.


Nossa diretora Aliete, com os professores. E alguns que fizeram questão de sair no flash .
Hora da comilança.

A hora da pose para o flash.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

AVISOS IMPORTANTES
TEREMOS EM BREVE, ELEIÇÃO PARA ESCOLHER O CORPO TÉCNICO DA ESCOLA: DIREÇÃO E VICE DOS TRES TURNOS. VAMOS PARTICIPAR.
BANDA MARCIAL
PROF. JACÓ AVISA AOS INTEGRANTES DA BANDA QUE DIA 10 TERÁ INICIO AOS ENSAIOS, SOLICITA QUE OS COMPONENTES NÃO DEIXEM DE COMPARECER, SERÁ NA PROPRIA ESCOLA.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

GRIPE SUÍNA OU INFLUENZA A

Hoje, ouvi de um aluno que está "coisa de gripe" é mentira, que estão exagerando. Isto me causou espanto, pois o aluno cursa o Ensino Médio do turno da noite em nossa escola. Resolvi então colocar aqui no nosso blog, informações e elaborei uns panfletos para espalhar no interior da nosso ambiente escolar.Para isto, utilizei o scribus. Não vamos nos alarmar, mas também, não podemos ignorar, a informação é tudo.
Fiz umas pesquisas, e a que achei mais interessante e de fácil compreensão vou posta aqui, tal qual foi publicada no site http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u556537.shtml

Veja abaixo as repostas a algumas das questões relacionadas ao surto

O que é a gripe suína?

É uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é diferente do H1N1 totalmente humano que circula nos últimos anos, por conter material genético dos vírus humanos, de aves e suínos, incluindo elementos de vírus suínos da Europa e da Ásia.

A gripe tem cura?

Tem tratamento.

Como é transmitido o vírus?

A doença é transmitida de pessoa para pessoa como a gripe comum e pode ser contraída pela exposição a gotículas infectadas expelidas por tosse ou espirros, e também por contato com mãos e superfícies contaminadas.

Quais são os sintomas?

Os sintomas em humanos são parecidos com os da gripe comum e incluem febre acima de 38°C, falta de apetite e tosse. Algumas pessoas com a gripe suína também relataram ter apresentado catarro, dor de garganta e náusea.

Infecção de gripe suína é comum em humanos?

No passado, os Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) registraram 12 casos de infecção humana pelo vírus da gripe suína, todo em pessoas que tiveram contato com porcos. Nesses casos, não houve evidência de transmissão entre humanos.

Pode-se contrair a doença comendo carne de porco?

Não. Os vírus da gripe suína não são transmitidos pela comida. O governo mexicano e a OMS (Organização Mundial de Saúde) descartaram qualquer risco de infecção por ingestão de carne de porco. De acordo com o CDC, a temperatura de cozimento (71ºC) destrói os vírus e as bactérias.

Como devo agir se estiver com os sintomas?

Quem tiver sintomas de gripe pode tomar remédios sintomáticos e procurar um médico, caso os sintomas persistam, para tomar um antiviral. Mais informações: www.saude.gov.br

E quem chegou de viagem?

Se a pessoa esteve nos últimos dez dias em países onde o número de casos é elevado, como os EUA, o México, a Argentina ou o Chile, e apresenta sintomas pode procurar um médico e realizar o exame para identificar o tipo de gripe. Deve-se evitar locais com presença de muitas pessoas enquanto não sai o resultado.

Qual a diferença entre a gripe suína e a gripe comum?

A gripe suína é caracterizada pelos sintomas da gripe comum, mas pode causar vômitos e diarreia mais graves. A gripe comum mata entre 250 mil e 500 mil pessoas a cada ano, principalmente entre a população mais velha. A maioria das pessoas morre de pneumonia, e a gripe pode matar por razões que ninguém entende. Também pode piorar infecções por bactérias.

Como a infecção de humanos com gripe suína pode ser diagnosticada?

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Entretanto, algumas pessoas, principalmente crianças, podem espalhar o vírus por dez dias ou mais.

Existe vacina contra esta doença?

Grandes empresas farmacêuticas e órgãos de vários governos estão desenvolvendo vacinas contra o novo tipo de gripe, mas ainda não há comercialização do produto, ainda em fase de testes. As vacinas devem começar a ser vendidas no segundo semestre.

As vacinas normais contra a gripe são alteradas todos os anos para incluir imunização contra novas variedades de vírus. Segundo as autoridades mexicanas, que citam a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina existente para humanos é para uma cepa anterior ao vírus, com o qual não é tão eficaz. Mas como os casos confirmados de mortes atingiram adultos, é possível que as pessoas mais vulneráveis --crianças e idosos-- tenham se beneficiado por serem alvo de vacinação mais regularmente que os adultos jovens.

A vacina contra a gripe comum tem eficácia contra a gripe suína?

Não se sabe. Pode haver uma prevenção, ainda que parcial, se considerado o fato de que os casos no México ocorreram principalmente com adultos jovens. Lá, crianças de até 3 anos e adultos com mais de 50 vacinam-se rotineiramente contra a gripe humana.

Existe algum remédio eficaz contra a doença?

Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC.

Trata-se de um novo tipo de gripe suína?

Assim como no ser humano, os vírus da gripe sofrem mutação contínua no porco, um animal que possui, nas vias respiratórias, receptores sensíveis aos vírus da influenza suína, humana e aviária. Os porcos tornam-se incubadoras que favorecem o aparecimento de novos vírus gripais, através de combinações genéticas, em caso de contaminações simultâneas. Esses tipos de vírus híbridos podem provocar o aparecimento de um novo vírus da gripe, tão virulento como o da gripe aviária e tão transmissível como a gripe humana.

Corro risco de viajar aos países atingidos?

A OMS não recomenda restringir viagens por causa da pandemia de gripe suína. Segundo a organização, essa ação pode não ter efeito para impedir o vírus de continuar se espalhando, mas pode prejudicar bastante a comunidade global.

Em junho, o Ministério da Saúde do Brasl recomendou que sejam adiadas as viagens para países com risco de contaminação pela gripe suína, entre eles a Argentina e o Chile.

A Secretaria de Saúde de São Paulo ampliou a recomendação para evitar viagens também ao México, Estados Unidos e Canadá.

No entanto, os que vão a locais afetados podem usar máscaras, lavar as mãos com água e sabão constantemente e evitar aglomerações, entre outros procedimentos.

Como se previne estando nesses locais?

Com máscaras, lavando sempre as mãos e evitando locais com muita gente entre outros.

Qual o tempo de incubação?

Em média varia de 24 horas a 3 dias. A mídia mexicana cita até duas semanas.

Posso contrair o vírus de alguém que não apresente os sintomas?

Sim. O Influenza pode ser transmitido por alguém até 24 horas antes de essa pessoa apresentar os sintomas.

Quais os grupos mais suscetíveis?

Pessoas com alguma doença crônica ou deficiência imunológica sempre estão mais sujeitas.

Quanto tempo demora o resultado do exame que detecta a gripe suína?

Nos EUA, tem demorado em torno de três dias. A Fiocruz prevê o mesmo para o Brasil.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

ASSISTA E REFLITA

Quem dera, pudessemos ouvir com o coração esta mensagem, e digeri-las, lentamenta, uma a uma, e assim, quem sabe, possamos aprender a conviver com as diferenças. Assitam, vale a pena.

Momentos da Votação

SOMOS MESMO ESPECIAIS