domingo, 13 de setembro de 2009

P R E C O N C E I T O

FALAR SOBRE AS DIFERENÇAS
Mesmo na chamada Era Global, apesar de tanta evolução, ainda sentimos a necessidade de trabalhar a aceitação das “diferenças", pois o preconceito é visível. Aceitar o diferente ainda problema. E quando se fala destas diferenças estamos falando, do aluno(a) imperativo(a), do homossexuais, do deficiente, daquele de se veste de maneira diferenciada etc Lidar com eles dentro da escola torna-se um desafio. As “coisinhas”, as vezes simples que acontece, podem provocar um caos se não nos preocuparmos em trabalhar, os problemas circunstanciais, o seu desenrolar poderá motivar reações graves, que sempre afetará a todos, mesmo que, possamos achar que não irá nos afetar.
Temos que ter em mente, vivemos em uma sociedade, somos sócios de uma vida em comum, ou seja, se algo falhar, gradativamente, como uma bola de neve, atingirá a todos, mesmo que não queiramos que isto aconteça. Dizer que não iremos nos envolver, achar que fazendo apenas o meu trabalhos, estarei construindo um muro de proteção, isto é uma utopia, pois a vida em sociedade nos leva a vivenciar, somos atores e atuantes, não dá para escapar e, já que é assim, vamos assumir o compromisso de, pelo mesmo, tentar buscar soluções ou meio de melhorar esta convivência, assim estaremos melhorando tembém o nosso modo de vida. Viver em sociedade, nos leva a isto. Cidadania é isto, compartilhar os problemas. Sermos COMPROMETIDOS, não podemos delegar a outros, temos que nos envolver sim.
E foi pensando assim que nossa Escola vem se reunindo para debater, vários temas, que fazem parte do cotidiano de nossa vida como profissional da educação, contando sempre com o apoio de nossa diretora Aliete, a Psicopedagoga Ana Carla realizou um encontro com professores e o corpo técnico da escola. O debate teve início com um texto, pequeno, mas que nos levou a uma reflexão sobro a ideia do “PRECONCEITO”, o que nos leva a formatar uma conceito sem de fato conhecer e quantas vezes, somos atores, quer como vitimas ou como réus, em relação ao nosso alunado, aos nossos colegas, aos nossos familiares, etc. Foram colocados vários pontos, situações e propostas.

Infelizmente, as coisas, para serem resolvidas tem aparentemente, o perfil de um enorme desafio, difícil de ser ultrapassado. Precisaríamos mudar nossos hábitos, costumes, atitudes, necessita do envolvimento de todas as instituições em torno de se resgatar os laços familiares, os valores. A família continua sendo a base da sociedade, foi através da família que as outras instituições surgiram, mas parece que ela está perdendo seu valor, sua função. que fazer?
Foi um debate muito valioso, nos levou a muitas reflexões. (texto é um olhar da Rosangela Pinho, Coordenadora da Sala de Informática)

Algums fotos da reunião.



(fotos da Escola Renato P. Conduru)

E vale deixar uma frase para reflexão.

Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo,torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."(Paulo Freire)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Momentos da Votação

SOMOS MESMO ESPECIAIS