quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Motivação, para começar em 2010


(Google)
Texto extraído da revista NOVA ESCOLA.

Assim não dá! Falar em falta de motivação.

O envolvimento acontece quando há sentido no que se faz.

( ... )"As pessoas conseguem trabalhar juntas quando estão envolvidas no mesmo propósito, mesmo que cada uma atribua um sentido diferente ao que realiza." Ou seja, para mobilizar a equipe, o gestor precisa descobrir qual o aspecto do trabalho que desperta o desejo em cada professor e em cada funcionário. Para alguns, talvez seja se sentir inserido em um grupo. Para outros, o desafio de melhorar o mundo por meio da Educação.
Vale lembrar que muitas vezes as atitudes dos funcionários são reflexos da insatisfação dos gestores. Afinal, tanto em empresas como em escolas, é muito comum que os diretores e os responsáveis pelas diversas áreas imprimam o clima dominante na instituição. Então, como virar o jogo e envolver a equipe para canalizar os esforços para a mesma meta?

A saída não é promover eventos especiais e dinâmicas mirabolantes. A solução está no dia a dia: fazer com que todos percebam a importância da sua função para o objetivo final da escola, que é a aprendizagem dos alunos. Um profissional sempre se sente valorizado quando é chamado a participar da elaboração de propostas que tragam resultados. Ouvir as sugestões que ele tem para dar nos diversos projetos e na dinâmica da escola é uma forma de respeitá-lo e envolvê-lo nos resultados. "Dessa forma, todos se sentem responsáveis", afirma Lino de Macedo, professor titular de Psicologia do Desenvolvimento do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. "
Saiba mais, Leia, é bem interessante, clic aqui

Um comentário:

  1. Pedido de desculpas

    A equipe do NTE Prof. Washington Lopes, pede desculpas a comunidade da escola Renato Condurú e em especial a professora Rosangela Pinho pelo fato de não termos participado da Jornada Pedagógica da escola que realizou-se esta manhã.
    Ficamos constrangidos, mais somos humanos e limitados e em certas ocasiões falhamos.
    Nos colocamos a disposição para reparar esta falha e participar da próxima reunião pedagógica.

    Um abraço,

    Marcelo Carvalho

    ResponderExcluir

Momentos da Votação

SOMOS MESMO ESPECIAIS